- oipy
29
Flores da Época (Abril)
Olá!
Desculpem nunca mais ter postado nada... as aulas estragam tudo, além disso, estava com problemas e não conseguia postar no Blogue. Bom, trago-vos a minha nova rúbrica ''Flores da Época'', que promete enriquecer-vos com maravilhosas curiosidades sobre Plantas do nosso dia-a-dia, que ás vezes nem ligamos...!
As flores desta época são os Jarros e os Gladíolos.
Imagem de várias espécies de jarros na minha suite:
O jarro da esquerda, é da espécie Zantedeschia, sei o seu nome porque esta aparece no meu grande livro de Plantas de Interior. É o jarro comum, cresce em terrenos baldios mas também pode ser semeado. Os outros dois da mesma foto, são também cultivados para decoração, mas também para comércio, nas floristas e viveiros. Os Jarros são flores originárias de África, mas adaptam-se perfeitamente ao clima da Europa. Possuem uma raíz bolbosa (de um bolbo, tipo cebola) folhas largas e vincadas, a flor é simples exposta num caule alto. Estas flores são tóxicas, por isso, não se pode ingerir. Lava bem as mãos depois de as cortares ou se cuidares delas.
A próxima planta é o Gladíolo.
Esta planta é também originária de África, mas perfeitamente adaptável na Europa. Mais uma vez, esta planta também é bolbosa, tem folhas altas, estreitas e vincadas. As Flores sobem num cano e vão-se abrindo nos finais de Maio. Abrem de baixo para cima ou de cima para baixo. São mais apreciadas se abertas da 1ª flor até á última no topo. Se for ao contrário, considera-se a flor feia. Muito usada para decoração de jardins.
Espero que tenham gostado. Para pedir dicas, peçam no espaço dos comentários :)